Translate

sábado, 20 de dezembro de 2014

Árvores e brincadeiras no quintal

       Os quintais das casas de Itu, alguns do século XIX e seus congéneres do século XX são um patrimônio a servir de reflexão nesta ação de educação patrimonial.
      Pensar a influência que tinham na arquitetura, na economia doméstica, no cotidiano familiar. Olhar um espaço não privilegiado da casa pode levar a muitos questionamentos: para que servia, o que existia lá, que relações se estabeleciam? O que existe hoje, o que temos no fundo das nossas habitações, que usos lhes damos? os que ainda existem para que servem, como e para que serviam?

 Um tesouro pode ser encontrado nesta casa datada do séc. XIX que é a CASA DA PRAÇA - sob a organização da Secretaria Municipal da Cultura de ITU/ SP .
      O espaço de educação e cultura, que promoveu esta ação com foco na educação patrimonial infantil, comunica com as exposições de alguns acervos da cidade e com a Escola Municipal de Iniciação Artística António Santoro.
      Compreender noções ligadas ao patrimônio: os bens imóveis como as casas antigas , os quintais de fundo, os jogos e brincadeiras no exterior, as árvores  de frutas  que ocupam estes quintais que hoje cada vez menos encontramos, praticamente em extinção tal como as árvores de fruta nas cidades.
     Abordar o patrimônio pessoal e cultural municipal, com crianças do ensino infantil de escolas públicas do município de Itu. 

   



 (1) e (2) Vamos desenhar o mapa do tesouro... e vamos encontrar o tesouro? Foi o convite que fizemos a estes pequenos . Podemos brincar no museu? Jogar, cantar, adivinhar, contar histórias e comer !!! 


    Apresentar a casa, e mostrar uma noção de museu onde se pode conhecer, fazer jogos  e brincar de diferentes maneiras. Este projeto questiona hábitos diários das crianças, até chegar ao momentos das brincadeiras do dia a dia. Relacionar o espaço de brincadeira no presente com os espaços que eram ocupados nas casa no passado, o que se fazia nos quintais dos fundos, as árvores de fruta que os ocupavam, para que serviam? Consciencializar para hábitos de vida saudáveis ao nível alimentar e estimular o não sedentarismo e a necessidade de espaços verdes nas cidades. 

Projeto destinado a escolas do ensino infantil, envolvendo os educadores como multiplicadores de conhecimento deste patrimônio, para discussões e visitas futuras.

(1) e (2) Foto de :Renata Guarnieri /2014-Prefeitura de Itu

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Aproximação ao patrimônio por meio do turismo

Itu na Copa 2014
Agosto 16, 2014
  • Interprete de Guia de Turismo - INGLÊS FLUENTE e ESPANHOL
  • ACOMPANHAMENTO DE AÇÕES CULTURAIS E DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL em INGLÊS e ESPANHOL  
  • Domínio de outras línguas para projetos de longo prazo
Projeto: "Itu na Copa"do Mundo FIFA 2014 PROTUR - Secretaria de Turismo 
da Prefeitura da Estância Turística de Itu /2014

Com a Copa FIFA 2014 a cidade de Itu promoveu um grande esforço de recepção de visitantes na Cidade. Um posto de recepção foi montado na "Praça do Carmo" para receber visitantes e fornecer informações na cidade que recebeu as seleções de futebol do Japão e da Rússia.

A PROTUR junto com a Secretaria de Turismo da Prefeitura da Estância Turística de Itu, criaram roteiros turísticos gratuitos que promoveram a herança patrimonial da cidade desde o centro histórico aos parques naturais e também as fazendas históricas da região. 

Estes roteiros contaram com equipes de guias de turismo e interpretes para acompanhar visitantes de cidades próximas mas também de visitantes estrangeiros e cidadãos ituanos.
Criaram-se equipes multidisciplinares e estruturas que se transformaram numa experiência para futuras estratégias de turismo na cidade.

Para além de um grande aprendizado sobre a cidade - seu patrimônio e história- conseguimos desenvolver um grande aprendizado sobre as preocupações dos visitantes externos mas, também da própria comunidade, que aproveitou para conhecer a cidade como poucas vezes teve oportunidade, por meio de micro ônibus, que lotaram os roteiros às fazendas históricas.

Durante este período a Secretaria Municipal de Cultura promoveu o Festival de Artes, que sempre promove vários setores e atividades culturais nesta época do ano.






Como se a oportunidade não valesse por si só, ainda fomos homenageados pela Secretaria Municipal de Turismo numa cerimônia em 2014, pelo papel prestado no desenvolvimento de serviços à cidade.

Deixo um agradecimento pessoal, a toda a equipe de profissionais de turismo e comunicação que trabalharam na cidade, à Protur (e sua responsável Sofia Vidigal) e à Secretaria Municipal de Turismo que demonstrou publicamente esta homenagem pelos serviços prestados.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

SOBRE NÓS













Partimos de uma origem longínqua... chegamos à MUSEOLOGIA

Desenvolvemos trabalhos de SALVAGUARDA de acervos através da documentação, conservação e pesquisa, na COMUNICAÇÃO museológica trabalhamos a educação e acessibilidade em exposições.
 E assim nasceu uma paixão... INTERVIR





Disponível para participar em novos projetos,
  • Somos globais
Procuramos a cidadania, inclusão e democratização.

  • Somos comunitários...
Procuramos a autoafirmação, a autoestima e o empoderamento.

  • Somos interdisciplinares,  intergeracionais, interétnicos, inclusivos e segmentários ...
Procuramos o diverso e o uno, a identidade e a alteridade, a diversidade, a memória e a ação.

susanacostaaraujo@gmail.com
SUSANA COSTA 

Mestranda do curso de Pós Graduação Interdisciplinar em MUSEOLOGIA na Universidade de São Paulo (USP) - Brasil
Pós graduação em Envelhecimento e Autonomia Funcional na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica (UT) de Lisboa  
Licenciada em Antropologia na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (UNL) - Portugal
(Domínio fluente da língua inglesa e espanhol)


Fazemos as nossas tarefas e atividades de modo organizado, investimos no diagnóstico e planejamento, a avaliação faz parte do nosso cotidiano. 

Responsáveis, criativos e pró ativos, respeitamos a ética e princípios deontológicos nas atividades e nos planos museológicos.




Procuramos  soluções para todos os tipos de clientes e acervos: privados ou públicos, corporativos ou organizações sem fins lucrativos, comunidades ou indivíduos...