Translate

sábado, 20 de dezembro de 2014

Árvores e brincadeiras no quintal

       Os quintais das casas de Itu, alguns do século XIX e seus congéneres do século XX são um patrimônio a servir de reflexão nesta ação de educação patrimonial.
      Pensar a influência que tinham na arquitetura, na economia doméstica, no cotidiano familiar. Olhar um espaço não privilegiado da casa pode levar a muitos questionamentos: para que servia, o que existia lá, que relações se estabeleciam? O que existe hoje, o que temos no fundo das nossas habitações, que usos lhes damos? os que ainda existem para que servem, como e para que serviam?

 Um tesouro pode ser encontrado nesta casa datada do séc. XIX que é a CASA DA PRAÇA - sob a organização da Secretaria Municipal da Cultura de ITU/ SP .
      O espaço de educação e cultura, que promoveu esta ação com foco na educação patrimonial infantil, comunica com as exposições de alguns acervos da cidade e com a Escola Municipal de Iniciação Artística António Santoro.
      Compreender noções ligadas ao patrimônio: os bens imóveis como as casas antigas , os quintais de fundo, os jogos e brincadeiras no exterior, as árvores  de frutas  que ocupam estes quintais que hoje cada vez menos encontramos, praticamente em extinção tal como as árvores de fruta nas cidades.
     Abordar o patrimônio pessoal e cultural municipal, com crianças do ensino infantil de escolas públicas do município de Itu. 

   



 (1) e (2) Vamos desenhar o mapa do tesouro... e vamos encontrar o tesouro? Foi o convite que fizemos a estes pequenos . Podemos brincar no museu? Jogar, cantar, adivinhar, contar histórias e comer !!! 


    Apresentar a casa, e mostrar uma noção de museu onde se pode conhecer, fazer jogos  e brincar de diferentes maneiras. Este projeto questiona hábitos diários das crianças, até chegar ao momentos das brincadeiras do dia a dia. Relacionar o espaço de brincadeira no presente com os espaços que eram ocupados nas casa no passado, o que se fazia nos quintais dos fundos, as árvores de fruta que os ocupavam, para que serviam? Consciencializar para hábitos de vida saudáveis ao nível alimentar e estimular o não sedentarismo e a necessidade de espaços verdes nas cidades. 

Projeto destinado a escolas do ensino infantil, envolvendo os educadores como multiplicadores de conhecimento deste patrimônio, para discussões e visitas futuras.

(1) e (2) Foto de :Renata Guarnieri /2014-Prefeitura de Itu