Translate

domingo, 15 de novembro de 2015

Museus fechados em Paris

Os museus foram fechados em Paris
Provavelmente nunca as redes sociais dos museus postaram em sincronia uma mensagem tão simples porém tão poderosa.
As portas estarão fechadas. Será por causa dos acervos, ou por causa dos seus públicos?

Por ambos. Sabe-se que uma significativa concentração de pessoas visita os museus parisienses, após o 13 de novembro de 2015, optou-se por ficarem fechados.
Certamente não pensaram só na salvaguarda material, a reflexão sobre o acervo humano de que são detentores, foi impulsionador para esta decisão.
Com mais ou menos explicação, com mais ou menos posicionamento, ou consternação solidariamente a lista de instituições parece infindável.
Não abriremos pois somos vinculadores de um discurso, de um modo de vida, de uma valorização do patrimônio e de memórias que avassaladoramente alguns querem ver destruídas.
Por vezes esta destruição ocorre por negligência ou desinteresse institucional, mas sabemos que outros usam esta estratégia como forma de guerrilha nos próprios territórios.
O que os impedirá de usar em territórios alheios, onde o trunfo é chocar e vulnerabilizar?
Como a utopia de patrimônio da humanidade pode ser uma ferramenta de preservação e simultaneamente de desvalorização, pode muito bem ser usada não com enfoque de destruir o patrimônio mas, de deixar mazelas na humanidade.

Penso em vidas que poderiam ter sido ceifadas na frente de um qualquer museu. Por isso as portas permanecem fechadas, podem atingir as paredes mas, não o nosso público. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário